Dando continuidade ao que foi dito por nosso amigo Ytallo, nosso foco nesse blog será trazer um pouco de informação acerca dos Sistemas de Controle de Versão, de modo a tentar explicar como é o seu funcionamento interno, suas características principais e suas vantagens em relação a outras ferramentas, além de um passo a passo de como instalar e utilizar essas ferramentas no seu dia a dia.
A seguir temos alguns dos sistemas que deverão ser citados nesse blog.
Apache Subversion (SVN) - Sistema de código aberto desenvolvido inicialmente pela CollabNet. Possuiu um sucesso muito grande na década passada, como sucessor do CVS.
Fonte: cabelovivaolinux.files.wordpress.com/2011/02/subversion_logo.png |
Git - Sistema de controle de versão distribuído que possui código aberto, tendo como alvo pequenos e grandes projetos.
Fonte: https://git-for-windows.github.io/img/git_logo.png |
Sistema de Versionamento Concorrente (Concurrent Versions System - CVS) - Possui código aberto, sendo a precursora do Subversion. Atualmente é mantida por uma equipe de voluntários.
Visual Studio Team Service (TFS) - Sistema de controle de versão de código fechado desenvolvido pela Microsoft, inicialmente apenas para o Visual Studio, mas versões recentes trazem uma integração com outras ferramentas e linguagem de programação.
Fonte: https://www.directionstraining.com/sites/default/files/course/logo/Directions-Training-Microsoft-Visual-Studio-2010.png |
Referências:
https://www.visualstudio.com/products/visual-studio-team-services-vs
http://www.devmedia.com.br/conhecendo-o-team-foundation-service-tfs-na-nuvem/27848
http://www.nongnu.org/cvs/
https://pt.wikipedia.org/wiki/CVS
https://subversion.apache.org/
https://git-scm.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário