quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Conhecendo o Mercurial

     Boa tarde, hoje iremos conhecer um pouco sobre a ferramenta de controle de versão Mercurial.

   O Mercurial é uma ferramenta gratuita, possuindo uma arquitetura de controle de versão distribuída, similar ao GIT, podendo ser utilizada em projetos de tamanhos variados. Foi desenvolvido em Phyton, com exceção do Diff (componente responsável pela comparação de duas versões do mesmo documento) que foi implementado na linguagem C. Possui um shell próprio que permite trabalhar com linhas de comandos e uma interface gráfica intuitiva.

   Feito inicialmente apenas para o sistema operacional Linux a ferramenta terminou ganhando versões compatíveis com outros sistemas operacionais, como o Microsoft Windows e o MacOS.


Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9a/New_Mercurial_logo.svg/2000px-New_Mercurial_logo.svg.png
Principais vantagens da ferramenta

Arquitetura distribuída

   Sistemas de Controle de Versão tradicional como o Subversion são tipicamente cliente-servidor, com um servidor central para armazenar as revisões do projeto. Em contraste, Mercurial é verdadeiramente distribuído, dando a cada desenvolvedor uma cópia local e a história de desenvolvimento inteira. Isso permite o trabalho independente de acesso a rede ou ao servidor central. Commit, branch e merge são rápidos e baratos.

Rápido

   Implementações e estrutura de dados Mercurial são projetados para serem rápidos. Você pode gerar diffs (diferenciações) entre versões, ou retornar versões em segundos. Portanto Mercurial é perfeitamente adequado para projetos grandes como o OpenJDK ou NetBeans.

Plataforma Independente

   Mercurial foi escrito com independência de plataforma. Tendo sido escrito em Python, com uma pequena parte em C por razões de performance. Como resultado, versões binárias estão disponíveis nas principais plataformas.

Extensível

   A funcionalidade do Mercurial pode ser aumentado com extensões, seja ativando os oficiais que são fornecidos pela Mercurial ou baixando alguns do wiki ou escrevendo o seu próprio. Extensões são escritos em Python e pode alterar o funcionamento dos comandos básicos, adicionar novos comandos e acessar todas as funções essenciais da Mercurial.

Facilidade de uso

   Mercurial Sports é um conjunto de comandos consistente em que a maioria dos usuários de Subversion podem se sentir em casa. Ações potencialmente perigosas estão disponíveis através de extensões que você precisa habilitar, tendo uma interface básica fácil de usar, fácil de aprender e difícil de quebrar. Você pode obter o Quick Start em poucos minutos.

Código aberto

   Mercurial tem licença de software livre sob os termos do GNU General Public License Versão 2 ou qualquer outra versão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário