quarta-feira, 9 de março de 2016

SCV: Boas Práticas #Parte 2#

Vamos dar continuidade com mais algumas dicas no uso dos SVC.

Compartilhe suas mudanças com frequência

Mudanças comitadas devem ser distribuídas para o restante da equipe o mais rápido possível, lembrando sempre de não comprometer a integridade do projeto logicamente.

Gerencie o tempo e tarefas para evitar conflitos

http://mcgillmed.com/sites/default/files/event/primary/PanelDiscussionIcon700.jpg
Por mais que os SVCs possam lidar com mudanças simultâneas feitas por pessoas diferentes, com o merge por exemplo, é interessante que sempre que algum componente do grupo de pessoas envolvidas for realizar alguma mudança muito importante no projeto, essa mudança deva ser

SCVs são baseados em linhas

Não escreva linhas muito longas, quão maior for uma linha, maior será também a chance de conflitos e mais difícil de identificar mudanças entre versões. Uma dica é manter um padrão de, no máximo, 80 caracteres por linha.

Não comite arquivos gerados automaticamente

Devem ser comitados apenas os arquivos editados por pessoas. Por exemplo, arquivos gerados a partir de compilação, como os de extensões ".o" ou ".class", tais arquivos tem um grande potencial de gerarem conflitos e não devem jamais ser comitados, tendo em vista que podem ser gerados automaticamente também por todos os outros envolvidos no projeto. O uso desses arquivos pode também aumentar muito e desnecessariamente o tamanho de um commit.

Busque conhecimento acerca de uma ferramenta de merge

http://marriagehelp.org/am-site/media/merge-logo.jpg

Caso mesmo seguindo as dicas postadas aqui no blog algum conflito insista em ocorrer em seu projeto, é interessante que você tenha certo conhecimento em alguma ferramenta de merge. A dica aqui é: busque alguma ferramenta disponibilizada pelo SCV que você usa e se familiarize com ela, de forma que quando necessário, saiba utilizá-la ao seu favor para resolver problemas.

Obtenha sua cópia

Esse processo é conhecido como clone ou chekout, a seguir comandos em GIT, MERCURIAL e SVN de como obter a sua cópia do repositório:
  • git clone URL
  • hg clone URL
  • svn checkout URL
Aprenda a criar seu repositório lendo a documentação de seu SCV, a seguir comandos em GIT, MERCURIAL e SVN para tal:
  • hg init 
  • git init,
  • svnadmin create

Em breve, uma terceira e última parte de dicas será postada, fiquem ligados! 
http://www.gama-ksa.com/wp-content/uploads/2014/11/22520129_l.jpg


Referências:
Version control concepts and best practices. Disponível em:
https://homes.cs.washington.edu/~mernst/advice/version-control.html. Acesso em <08/03/2016>.

Um comentário:

  1. Simples e direto ao ponto. Vocês mostraram as principais duvidas que a gente tem quando estamos começando usar um SCV .Não conhecia o MERCURIAL, gostei das explanações sobre ele. E estarei aguardando as proximas dicas =D

    ResponderExcluir