domingo, 20 de março de 2016

Surgimento do Git

Boa tarde a todos,
Já vimos bastante sobre o Git e as principais funções básicas que podem ser feitas com ele, mas como surgiu essa ferramenta que hoje é utilizada por tantas pessoas e empresas no mundo. 

Então vamos lá, espero que vocês gostem.
O Git começou com um tanto de destruição criativa e controvérsia acirrada. O kernel (núcleo) do Linux é um projeto de software de código aberto de escopo razoavelmente grande. Durante a maior parte do período de manutenção do kernel do Linux (1991-2002), as mudanças no software eram repassadas como patches e arquivos compactados. Em 2002, o projeto do kernel do Linux começou a usar um sistema DVCS proprietário chamado BitKeeper.



Em 2005, o relacionamento entre a comunidade que desenvolvia o kernel e a empresa que desenvolvia comercialmente o BitKeeper se desfez, e o status de isento-de-pagamento da ferramenta foi revogado. Isso levou a comunidade de desenvolvedores do Linux (em particular Linus Torvalds, o criador do Linux) a desenvolver sua própria ferramenta baseada nas lições que eles aprenderam ao usar o BitKeeper. Alguns dos objetivos do novo sistema eram:

  • Velocidade;
  • Design simples;
  • Suporte robusto a desenvolvimento não linear (milhares de branches paralelos);
  • Totalmente distribuído;
  • Capaz de lidar eficientemente com grandes projetos como o kernel do Linux (velocidade e volume de dados).

Desde sua concepção em 2005, o Git evoluiu e amadureceu a ponto de ser um sistema fácil de usar e ainda assim mantém essas qualidades iniciais. É incrivelmente rápido, bastante eficiente com grandes projetos e possui um sistema impressionante de branching para desenvolvimento não-linear.

Fonte: https://git-scm.com/book/pt-br/v1/Primeiros-passos-Uma-Breve-Hist%C3%B3ria-do-Git

Um comentário:

  1. Existe aquele velho boato que o GIT é bem melhor que o SVN. Pra vocês qual realmente é o melhor? O que devo analisar pra escolher o "melhor". Desde já gostaria de parabeniza-los pelo trabalho que estão desenvolvendo no blog.

    ResponderExcluir